Administrador Escolar

Publicado por Nataly Melo
14/02/2020 - 15:52 PM
21/04/2020 - 10:42 AM
ADM ESCOLAR
ADM ESCOLAR

Simulado com questões de Administrador Escolar para concursos.

1. 

(UNISOCIESC) - Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.

(Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC/SEF, 1997.)

Com base no conhecimento sobre o texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), analise as afirmações a seguir.

I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais são um referencial de qualidade para a educação do Ensino Básico em todo o País.
II. Possui natureza aberta e configuram uma proposta flexível sobre currículos e programas a ser concretizada nas decisões regionais e locais.
III. Configuram um modelo curricular homogêneo e impositivo que se sobrepõe à competência político-executiva dos Estados e Municípios.

Está correto o que se afirma em:

2. 

(FEPESE) - Estudos e pesquisas apontam a gestão democrática como um dos elementos recorrentes entre as redes que apresentam bons resultados nas avaliações finais.

Em relação à gestão democrática da escola, é correto afirmar:

1. A gestão democrática da Educação está amparada na legislação educacional.

2. A LDB prevê a autonomia da escola para promover uma gestão participativa: “os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de Educação Básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público”.

3. Os princípios da gestão democrática, reiterados pela LDB, são: I – participação dos profissionais da Educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

4. A eleição direta de diretores é a premissa básica para a gestão democrática da unidade escolar.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:

3. 

(UNISOCIESC) - - Por muito tempo acreditou-se que as disciplinas deveriam ser ministradas isoladamente. Separaram-se as matérias em blocos e os alunos assistiam às aulas de forma segmentada. Parte deste cenário ainda é realidade. Contudo, hoje defendese que, para que o conteúdo da disciplina seja assimilado de forma contextualizada e crítica, ele deve ser pensado, planejado e transmitido de forma interdisciplinar.

Sobre esta importante questão, NÃO é correto afirmar:

4. 

(FEPESE) - Analise as afirmativas abaixo:

1. As palavras sublinhadas nos dois últimos períodos do texto denotam a ideia implícita no texto sobre a diferença entre “apenas ser um elemento da espécie humana” e “a situação de vida própria desse ser em termos de situação econômica e social”.

2. Embora o texto apresente paralelos em contraposição, autor e escola comungam da mesma ideia sobre o homem.

3. Segundo o autor, a escola tem capacidade de planejamento e inserção social ao afirmar, implicitamente, que ela tem “programa” a seguir.

4. Na frase: “Mas não me disseram que existem homens…”, se trocarmos o verbo sublinhado por “haver” no pretérito imperfeito, ele deverá ser usado no singular.

5. O homem, na sua condição de ser social e sua realidade nutricional, não fazia parte do programa da escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:

5. 

(FEPESE) - Analise as afirmativas abaixo:

1. Ao longo do texto, vão sendo tecidos paralelos cujas estruturas sintáticas são sempre idênticas: uma afirmação em um parágrafo e uma negação em outro parágrafo.

2. A escola ensinou ao autor as propriedades da alimentação dos homens.

3. O autor revela que a escola lhe omitiu a informação que muitos homens estão privados dos elementos essenciais à vida.

4. O texto deixa clara a distância entre os conhecimentos científicos sobre nutrição e as reais condições de nutrição no mundo.

5. O texto nos leva a inferir que a escola apresentou uma visão parcial da realidade humana.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

6. 

(UNISOCIESC) - Por muito tempo as teorias da administração escolar se basearam em teorias gerais da administração voltadas para o gerenciamento de empresas. Assim, conhecer as teorias da administração é fundamental para a contextualização teórica das
teorias da administração escolar.

Com base no conhecimento sobre as principais teorias administrativas, assinale a alternativa que corresponde à uma característica da administração na Teoria Neoclássica:

7. 

(FEPESE) - As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010) enfatizam que, na organização e gestão do currículo, as abordagens interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.

Em relação à interdisciplinaridade e à transversalidade, é correto afirmar:

8. 

(UNISOCIESC) - Acrescente C ou E, caso sejam corretas ou erradas as proposições que seguem, sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96):

( ) Reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal.

() Estabelece os princípios do Estado e os deveres educacionais em relação à educação escolar pública.

() Define as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

() A educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços, considerando o preenchimento de cima para baixo:

9. 

(UNISOCIESC) - A crítica aos modelos de gestão tradicionais compõe as novas teorias sobre gestão democrática e gestão participativa.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica da gestão escolar tradicional no Brasil:

10. 

(UNISOCIESC) - É neste importante documento administrativo e normativo que são estabelecidas as diretrizes administrativas e orientações para a vida escolar.

Este, redigido em conformidade com as legislações nacional, estadual e municipal, deve estabelecer as regras e as normas que deverão ser seguidas por todos que convivem no ambiente da escola.

Assinale a alternativa que melhor responde à descrição do enunciado:

11. 

(UNISOCIESC) - NÃO é correto afirmar sobre o que estabelece a LDB 9394/96:

12. 

(FEPESE) - No âmbito da educação nacional, foram as  Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira que instituíram a categoria “Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER)”.

Em relação à ERER, é correto afirmar:

1. A ERER tem se formatado como expressão para qualificar aquilo que trata de questões de etnia de base africana na educação.

2. Expressa em sua diversidade a intencionalidade de suas ações pelo econhecimento e valorização dos conteúdos de matriz africana nas diversas dinâmicas pedagógicas da Educação Básica.

3. Identifica e compreende estudos e/ou políticas públicas institucionais que objetivam a promoção da igualdade étnico-racial por intermédio do processo educativo em todas as etapas e modalidades da educação brasileira.

4. A ERER objetiva reeducar os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos étnicos de base indígena que se inserem na constituição da identidade brasileira.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas: