Administrador Escolar Publicado por Nataly Melo 14/02/2020 - 15:52 PM 21/04/2020 - 10:42 AM Simulado com questões de Administrador Escolar para concursos. 1. (UNISOCIESC) - Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.(Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC/SEF, 1997.)Com base no conhecimento sobre o texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), analise as afirmações a seguir.I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais são um referencial de qualidade para a educação do Ensino Básico em todo o País.II. Possui natureza aberta e configuram uma proposta flexível sobre currículos e programas a ser concretizada nas decisões regionais e locais.III. Configuram um modelo curricular homogêneo e impositivo que se sobrepõe à competência político-executiva dos Estados e Municípios.Está correto o que se afirma em: a) Somente I e III. b) Somente I. c) Somente II. d) Somente I e II. e) Somente III. 2. (FEPESE) - Estudos e pesquisas apontam a gestão democrática como um dos elementos recorrentes entre as redes que apresentam bons resultados nas avaliações finais.Em relação à gestão democrática da escola, é correto afirmar:1. A gestão democrática da Educação está amparada na legislação educacional.2. A LDB prevê a autonomia da escola para promover uma gestão participativa: “os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de Educação Básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público”.3. Os princípios da gestão democrática, reiterados pela LDB, são: I – participação dos profissionais da Educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.4. A eleição direta de diretores é a premissa básica para a gestão democrática da unidade escolar.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas: a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4. 3. (UNISOCIESC) - - Por muito tempo acreditou-se que as disciplinas deveriam ser ministradas isoladamente. Separaram-se as matérias em blocos e os alunos assistiam às aulas de forma segmentada. Parte deste cenário ainda é realidade. Contudo, hoje defendese que, para que o conteúdo da disciplina seja assimilado de forma contextualizada e crítica, ele deve ser pensado, planejado e transmitido de forma interdisciplinar. Sobre esta importante questão, NÃO é correto afirmar: a) A interdisciplinaridade critica a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento. b) A inter-relação e a influência entre os campos do conhecimento são objetivos de uma abordagem interdisciplinar. c) O foco maior e mais significativo da interdisciplinaridade está no Ensino Médio. d) A transversalidade e a interdisciplinaridade se relacionam, na medida em que as questões trazidas por Temas Transversais apresentam conhecimentos inter-relacionados e) A proposta de um ensino interdisciplinar com o envolvimento de temas transversais no ensino está pautada na Lei nº 9.394/96. 4. (FEPESE) - Analise as afirmativas abaixo:1. As palavras sublinhadas nos dois últimos períodos do texto denotam a ideia implícita no texto sobre a diferença entre “apenas ser um elemento da espécie humana” e “a situação de vida própria desse ser em termos de situação econômica e social”.2. Embora o texto apresente paralelos em contraposição, autor e escola comungam da mesma ideia sobre o homem.3. Segundo o autor, a escola tem capacidade de planejamento e inserção social ao afirmar, implicitamente, que ela tem “programa” a seguir.4. Na frase: “Mas não me disseram que existem homens…”, se trocarmos o verbo sublinhado por “haver” no pretérito imperfeito, ele deverá ser usado no singular.5. O homem, na sua condição de ser social e sua realidade nutricional, não fazia parte do programa da escola.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas: a) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. b) São corretas apenas as afirmativas 3 e 5. c) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5. d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. e) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. 5. (FEPESE) - Analise as afirmativas abaixo:1. Ao longo do texto, vão sendo tecidos paralelos cujas estruturas sintáticas são sempre idênticas: uma afirmação em um parágrafo e uma negação em outro parágrafo.2. A escola ensinou ao autor as propriedades da alimentação dos homens.3. O autor revela que a escola lhe omitiu a informação que muitos homens estão privados dos elementos essenciais à vida.4. O texto deixa clara a distância entre os conhecimentos científicos sobre nutrição e as reais condições de nutrição no mundo.5. O texto nos leva a inferir que a escola apresentou uma visão parcial da realidade humana.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3 b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. c) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5 d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4 e) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. 6. (UNISOCIESC) - Por muito tempo as teorias da administração escolar se basearam em teorias gerais da administração voltadas para o gerenciamento de empresas. Assim, conhecer as teorias da administração é fundamental para a contextualização teórica dasteorias da administração escolar.Com base no conhecimento sobre as principais teorias administrativas, assinale a alternativa que corresponde à uma característica da administração na Teoria Neoclássica: a) Tem como fundamento a racionalidade e a organização burocrática. b) São funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar. c) Ênfase nas pessoas e nas relações humanas. d) Possui ênfase nas tarefas e na racionalização do trabalho operacional. e) Defende um sistema aberto, inter-relacionado com o meio. 7. (FEPESE) - As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010) enfatizam que, na organização e gestão do currículo, as abordagens interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. Em relação à interdisciplinaridade e à transversalidade, é correto afirmar: a) A primeira se refere à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento e a segunda, à dimensão didático-pedagógica. b) Os dois conceitos se fundem num mesmo objeto de conhecimento, a partir da complementação didático-pedagógica num único núcleo conceitual. c) A interdisciplinaridade expressa frações do conhecimento e o hierarquiza, ao passo que a transversalidade estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo. d) A interdisciplinaridade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos integrados às disciplinas, de forma a estarem presentes em todas elas. e) A transversalidade difere-se da interdisciplinaridade uma vez que rejeita a concepção de conhecimento teoricamente sistematizado a partir de disciplinas. 8. (UNISOCIESC) - Acrescente C ou E, caso sejam corretas ou erradas as proposições que seguem, sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96):( ) Reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal.() Estabelece os princípios do Estado e os deveres educacionais em relação à educação escolar pública.() Define as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.() A educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior. Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços, considerando o preenchimento de cima para baixo: a) C, C, C, C. b) C, E, C, C. c) C, C, C, E. d) E, C, E, C. e) C, C, E, C. 9. (UNISOCIESC) - A crítica aos modelos de gestão tradicionais compõe as novas teorias sobre gestão democrática e gestão participativa.Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica da gestão escolar tradicional no Brasil: a) Centralização do poder deliberativo na figura do diretor. b) A ausência de projetos com o argumento da falta de recursos. c) Excesso de burocracia e falta de transparência d) Avaliação como ferramenta de melhoria nos processos educacionais e) Pouca disponibilidade de horários destinados ao diálogo com os órgãos colegiados. 10. (UNISOCIESC) - É neste importante documento administrativo e normativo que são estabelecidas as diretrizes administrativas e orientações para a vida escolar.Este, redigido em conformidade com as legislações nacional, estadual e municipal, deve estabelecer as regras e as normas que deverão ser seguidas por todos que convivem no ambiente da escola. Assinale a alternativa que melhor responde à descrição do enunciado: a) Legislação interna. b) Regimento externo. c) Diretriz escolar. d) Regimento escolar. e) Matriz escolar. 11. (UNISOCIESC) - NÃO é correto afirmar sobre o que estabelece a LDB 9394/96: a) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica. b) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais. c) No currículo do ensino fundamental, a partir do sétimo ano, será ofertada a língua inglesa d) O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental. e) O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado. 12. (FEPESE) - No âmbito da educação nacional, foram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira que instituíram a categoria “Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER)”.Em relação à ERER, é correto afirmar:1. A ERER tem se formatado como expressão para qualificar aquilo que trata de questões de etnia de base africana na educação.2. Expressa em sua diversidade a intencionalidade de suas ações pelo econhecimento e valorização dos conteúdos de matriz africana nas diversas dinâmicas pedagógicas da Educação Básica.3. Identifica e compreende estudos e/ou políticas públicas institucionais que objetivam a promoção da igualdade étnico-racial por intermédio do processo educativo em todas as etapas e modalidades da educação brasileira.4. A ERER objetiva reeducar os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos étnicos de base indígena que se inserem na constituição da identidade brasileira.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas: a) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. c) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4. Time's up