Agente Comunitário de Combate as Endemias

Publicado por Nataly Melo
02/03/2020 - 15:59 PM
21/04/2020 - 10:42 AM
Agente Comunitário de Combate as Endemias
Agente Comunitário de Combate as Endemias

Simulado com questões de Agente de Combate às Endemias para concursos.

1. 

(COMPERVE/UFRN) - Considere o conjunto de ações apresentadas no trecho a seguir.

“O abastecimento da população com água potável, o manejo da água da chuva, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo do lixo e o controle de pragas e agentes patogênicos, visando a saúde da população“.

Essas ações estão inseridas no contexto dos objetivos principais:

2. 

(UEPB) - Um dos tipos de controle de vetores de algumas doenças, a exemplo da Dengue, é o biológico, que corresponde:

3. 

(OBJETIVA) - De acordo com Dengue: instruções para pessoal de combate ao vetor: manual de normas técnicas, sobre as atribuições do agente de saúde no combate aos vetores, assinalar a alternativa CORRETA:

4. 

(COMPERVE/UFRN) - A imunização tem como objetivo a prevenção de doenças e pode ser classificada como ativa ou passiva. A incidência de doenças causadas por agentes infecciosos pode ser reduzida submetendo -se as pessoas à:

5. 

(COMPERVE/UFRN) - As doenças podem ser causadas pela exposição a diversos tipos de agentes ou fatores ambientais, de forma isolada ou combinada.
São, respectivamente, fatores psicológico, biológico, físico, acidental e químico que podem afetar a saúde dos indivíduos:

6. 

(UEPB) - É FALSO afirmar que o instrumento que se constitui método de controle vetorial da dengue é:

7. 

(COMPERVE/UFRN) - A Lei Orgânica do SUS estabelece, em seu artigo 15, as atribuições comuns às três esferas do governo de uma forma genérica e abrangendo vários campos de atuação. Uma dessas atribuições comuns às três esferas é:

8. 

(COMPERVE/UFRN) - A Lei 8080/90, em seu artigo 6º, inciso XI, § 1º, define a vigilância sanitária como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
A vigilância sanitária abrange:

9. 

(UEPB) - As Boas Práticas de Manipulação de Alimentos são as de organização e higiene necessárias para garantir alimentos seguros envolvendo diferentes etapas que passam pelo manuseio e seleção dos fornecedores até chegarem à venda para o consumidor. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia de armazenamento INADEQUADA para garantir a qualidade e segurança dos alimentos.

10. 

(OBJETIVA) - De acordo com Controle de Vetores: Procedimentos de Segurança, o controle mecânico compreende técnicas bastante simples e eficazes, representando, algumas vezes, alto investimento inicial, porém com resultados permanentes, pois envolvem ações de saneamento básico e de educação ambiental, como:
I. Drenagem e retificação de criadouros.
II. Coleta e destino adequado de lixo.
III. Manutenção de criadouros temporários.
IV. Telagem de janelas.
Estão CORRETOS:

11. 

(COMPERVE/UFRN) - Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS –, saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre seu bem-estar físico, mental ou social. A oferta do saneamento associa diversos sistemas, constituídos por uma infraestrutura física e uma estrutura educacional, legal e institucional. Em relação à associação na oferta do saneamento, é correto afirmar que faz parte desse serviço:

12. 

(COMPERVE/UFRN) - Uma contribuição importante para o combate às endemias é a educação em saúde como medida preventiva. No contexto da vigilância sanitária, o agente de combate a endemias contribui para a prevenção das doenças, orientando os cidadãos com informações importantes durante as visitas às residências.
Com o objetivo de prevenir a dengue, o agente de combate a endemias deve informar aos moradores que eles devem: