Agente de Ação Social

Publicado por Agilizas Concursos 27/03/2020 - 18:50 PM
0 min. leitura
Agente de Ação Social 1
Agente de Ação Social 2

Simulado com questões de Agente de Ação Social para concursos.

1. (IBFC) - Com base na CNAS Resolução 109, leia as sentenças sobre algumas finalidades do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e idosas e assinale a alternativa correta.
I. O serviço aguarda o desenvolvimento de mecanismos que auxiliem na inclusão social passivamente com a finalidade de promoção de ações sociais.
II. Esse serviço tem a finalidade de prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa à garantia de direitos, à participação e ao desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, prevenindo as situações de risco, a exclusão e o isolamento.
2. (PRÓ-MUNICÍPIO) - Assinale a alternativa incorreta, de acordo com a Constituição da República de 1988:
3. (PRÓ-MUNICÍPIO) - Assinale a alternativa incorreta, de acordo com a Constituição da República de 1988:
4. (PRÓ-MUNICÍPIO) - __________ consiste na apresentação de projeto de lei à Câmara dos Deputados, subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles. Assinale a alternativa que completa corretamente o período:
5. (PRÓ-MUNICÍPIO) - Nos termos da Constituição da República de 1988, constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. De acordo com o texto constitucional, não se incluem dentre os referidos bens:
6. (PRÓ-MUNICÍPIO) - __________ consiste em um processo de integração econômica, política, social e cultural marcado pela crescente eliminação de barreiras entre os países do globo terrestre. Assinale a alternativa que completa corretamente o período:
7. (PRÓ-MUNICÍPIO) - __________ consiste numa consulta formulada ao povo para que delibere sobre matéria de acentuada relevância, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa, sendo convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido. Assinale a alternativa que completa corretamente o período:
8. (IBFC) - As ações de assistência social, no âmbito das entidades e organizações de assistência social, observarão as normas expedidas pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Sobre o CNAS, assinale a alternativa verdadeira.
9. (PRÓ-MUNICÍPIO) - De acordo com a Constituição da República de 1988, são hipóteses de perda ou suspensão de direitos políticos, exceto:
10. (IBFC) - De acordo com o Art. 6º –A da Lei 8742/93, a assistência social organiza-se por tipos de proteção.
Leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa que melhor define esta organização.
I. Proteção social básica e proteção social especial.
II. Proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
11. (IBFC) - De acordo com a CNAS Resolução 109 de 11.11.09 sobre o PAEF – Serviço de Proteção e atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
II. Tem como usuários famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência exclusivamente de violência física, psicológica e negligência.
12. (IBFC) - De acordo com as Leis 9742/93 e 12.435/2011, “as proteções sociais, básica e especial, serão ofertadas precipuamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), respectivamente, e pelas entidades sem fins lucrativos de assistência social...”
Com base no assunto acima, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa incorreta:

Compartilhe