Assistente de Laboratório

Publicado por Agilizas Concursos 31/03/2020 - 10:37 AM
0 min. leitura
Assistente de Laboratório 1
Assistente de Laboratório 2

Simulado com questões de Assistente de Laboratório para concursos.

(UFSC) - Em um laboratório de química, uma solução aquosa de ácido clorídrico com concentração 2 mol/L e volume igual a 1000 mL precisa ser descartada. Sabendo que para descartá-la na pia é necessário tratá-la corretamente, qual procedimento de reação pode ser usado para esse tratamento, a partir da utilização de uma solução aquosa alcalina?
(UFSC) - Para preparar a solução aquosa alcalina indicada na questão 16, é preciso dissolver em água uma substância classificada como base. Qual substância deve ser utilizada para preparar a solução?
(UFSC) - Para preparar a solução aquosa alcalina, além da substância escolhida na questão 17, é necessário água com elevado grau de pureza. Qual método pode ser utilizado para sua obtenção?
(UFSC) - Ainda quanto ao descarte da solução aquosa de ácido clorídrico, indique a vidraria que deve ser utilizada para preparar, de forma precisa, 1000 mL da solução alcalina, com concentração de 2 mol/L.
(UFSC) - Sobre as misturas e métodos de separação, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Água e óleo de cozinha formam uma mistura homogênea, pois o óleo não se mistura com a água.
II. A água forma uma mistura heterogênea com o óleo de cozinha, pois ocorre a formação de duas fases distintas.
III. A catação pode ser utilizada para separar a água do álcool etílico.
IV. A gasolina comum, vendida nos postos de combustíveis, é uma mistura homogênea que contém álcool etílico e outras substâncias provenientes do petróleo.
V. A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas, a partir da diferença de densidade dessas substâncias.
(UFSC) - Um professor de física solicitou a um estudante a construção de um instrumento capaz de medir a pressão atmosférica no pátio da UFSC. Como queria ter certeza do tipo de aparelho que deveria construir, o estudante passou no laboratório de ciências e perguntou para o técnico qual era o instrumento solicitado pelo professor. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta o nome do instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica.
(UFSC) - No laboratório bem organizado, uma série de rotinas são aplicadas na identificação, rotulagem e armazenamento de reagentes, soluções e amostras, minimizando o risco de acidentes envolvendo reagentes. Leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os reagentes devem ser armazenados de acordo com as suas compatibilidades para que possíveis interações entre eles não resultem em formações de gases ou em explosões.
II. Para evitar a degradação e a contaminação, os reagentes líquidos (HCl, por exemplo) devem ser armazenados em locais arejados e iluminados, preferencialmente expostos ao sol.
III. Nos rótulos de identificação de soluções preparadas no laboratório, devem ser evitadas informações como concentração e data de fabricação.
(UFSC) - Em um laboratório de química, faz-se necessária a utilização de água com rigoroso grau de pureza para o preparo de soluções aquosas. Abaixo há alguns exemplos de águas.
I. Água Deionizada.
II. Água Mineral.
III. Água Potável.
IV. Água Destilada.
Assinale a alternativa que contenha apenas águas com grau de pureza satisfatório para a utilização no preparo de soluções aquosas.
(UFSC) - Um técnico de laboratório de ciências encontrou três equipamentos antigos guardados em uma caixa. Como não conhecia os instrumentos, decidiu verificar quais grandezas eles deveriam medir, observando as unidades de suas escalas. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases abaixo.
O equipamento no 1 mede a grandeza ___________, pois a unidade de sua escala é N/m2.
O aparelho no 2 mede a grandeza temperatura, porque sua escala tem a unidade __________.
O instrumento no 3 mede a grandeza ___________, porque sua escala tem a unidade watt.
(UFSC) - A limpeza e a desinfecção do laboratório englobam também cuidados com as vidrarias, utensílios e soluções utilizadas nesse local. A esse respeito, é correto afirmar que:
(UFES) - De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a relação CORRETA entre a unidade de grandeza de base e sua respectiva denominação está apresentada em:
(UFES) - Em relação aos múltiplos e submúltiplos decimais das unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI), os prefixos CORRETOS para os fatores 101 e 10-1 são, respectivamente,
(UFES) - De acordo com a Norma Regulamentadora sobre Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde (NR 32), é CORRETO afirmar:
(UFES) - Sobre os riscos químicos no local de trabalho, é CORRETO afirmar:
(UFES) - Uma mistura de água e açúcar em que o açúcar se dissolve totalmente é denominada:
(UFES) - A passagem do gás ou vapor para o estado líquido é denominada:
(UFES) - A densidade de um objeto cuja massa é 10 g e o volume é 2 mL é:
(UFES) - Os laboratórios de química são construídos de acordo com as análises que se pretende realizar e contam com instalações adequadas de água, gás, eletricidade, ar comprimido, sistemas de exaustão de gases venenosos, entre outros. Devido ao perigo de certas substâncias e de suas reações, deve-se sempre:
(UFES) - Um assistente de laboratório precisa medir o diâmetro de uma agulha fina usada para injeção intramuscular. O melhor equipamento para realizar esse procedimento é:
(UFES) - Entre as soluções representadas abaixo, a que possui pH alcalino é:

Compartilhe