Biblioteconomia Publicado por Nataly Melo 19/02/2020 - 10:31 AM 21/04/2020 - 10:42 AM Simulado com questões de Biblioteconomia para concursos. 1. (ESAF) - De Taylor aos tempos atuais, o conceito de qualidade nas organizações, incorporou vários elementos básicos importantes. O conceito atual de QualidadeDinâmica significa que: a) os produtos devem estar conformes com os padrões e normas. b) qualquer atividade deve ser bem feita e visando a satisfação do usuário. c) é preciso investigar as causas de perdas e falhas. d) deve haver teste e inspeção de produtos, partes e componentes. e) melhorias devem ser feitas na busca eterna de melhores resultados. 2. (ESAF) - No planejamento da automação em bibliotecas e sistemas de informação, os itens que pertencem à automação de tarefas, são: a) contabilidade, vendas, atendimentos realizados, treinamentos realizados, publicações editadas. b) catalogação e indexação, compras e estocagem de material, edição e editoração eletrônica de produtos, ilustração e diagramação de publicações. c) simuladores e analisadores de dados, linguagens computacionais, gestão de banco de dados, redes locais e correio eletrônico. d) acervo de respostas técnicas, coleção de relatórios de visitas, estatísticas de mercado, indicadores de produção. e) redes eletrônicas de dados, planilhas eletrônicas, agendas eletrônicas, materiais, peças e componentes. 3. (ESAF) - No processo de comunicação da informação científica, os seguintes itens: informação armazenada de forma permanente e recuperável; informação comprovada; disseminação uniforme; redundância moderada; ausência de interação direta, são denominados de elementos: a) internos. b) formais. c) orais. d) informais. e) técnicos. 4. (ESAF) - Todo planejamento estratégico, em unidades de informação, possui paradoxos, mas também soluções. Para o seguinte paradoxo: “possuir extensa documentação de planos e não colocá-los em prática”, a solução é: a) elaboração de planos conectados com os desafios do dia a dia. b) procurar o alto refinamento das propostas estratégicas. c) manter a conexão entre os planos com excelência na sua elaboração. d) fortalecimento e integração das atividades-fins. e) implantar novas tecnologias nas áreas de atuação. 5. (ESAF) - Os seguintes itens relativos ao acervo de bibliotecas: análise dos objetivos gerais da instituição à qual a biblioteca pertence; definição da extensão e profundidade da cobertura temática; conhecimento da situação e análise quantitativa da coleção, são alguns tópicos que deverão ser levados em conta: a) na operacionalização da formação do acervo. b) pela Comissão de Política de Avaliação. c) pela Comissão de Política de Desbastamento. d) nas diretrizes específicas da biblioteca. e) pela Comissão de Política do Desenvolvimento de Coleções. 6. (ESAF) - As unidades de informação especializadas são as que abrangem, em geral, a) publicações sobre o universo do conhecimento humano. b) especifi camente, coleções de periódicos e publicações não convencionais. c) publicações sobre um tema determinado ou sobre um grupo de assuntos em particular. d) relatórios técnicos, anais de eventos científi cos e pesquisas em andamento. e) publicações contidas em bibliotecas virtuais e digitais. 7. (ESAF) - O principal objetivo das bibliotecas especializadas é: a) manter coleção de periódicos completa, nos assuntos relativos à instituição. b) organizar e divulgar os serviços e produtos da biblioteca. c) conhecer as necessidades de informação de sua instituição. d) atender de imediato e corretamente os seus usuários em todas as suas solicitações de pesquisa. e) coletar e arquivar menos publicações e mais informações específicas. 8. (ESAF) - Em marketing, os seguintes itens: automação ou informatização, competitividade, recursos técnicos e humanos, planejamento, experiência, são: a) elementos essenciais na geração de serviços e produtos de uma unidade de informação. b) atributos básicos na formação da imagem de uma unidade de informação. c) elementos que visam a promoção de serviços e produtos da unidade de informação. d) atributos que visam inovações e a evolução da unidade de informação. e) elementos de poder na agilidade, dinamismo e versatilidade do atendimento ao usuário. 9. (ESAF) - Segmentação de mercado é um dos aspectos da estratégia global de marketing nas organizações e unidades de informação. A exigência denominada “substancialidade” para a segmentação de mercado, significa: a) a variável que deve ser defi nida e utilizada à medida em que proporciona resoluções para os problemas em foco. b) o grau de informação sobre as características específicas de interesse do consumidor. c) a pesquisa de mercado envolvendo estudos em diversas áreas relacionadas com os consumidores. d) o grau em que os segmentos são representativos em termos numéricos ou lucrativos para se constituírem em um objetivo do marketing. e) o grau em que a organização pode focalizar esforços sobre o segmento escolhido. 10. (ESAF) - Em desenvolvimento de coleções, o serviço que assegura a existência e completeza de uma coleção básica de periódicos para um grupo de bibliotecas,utilizando-se de procedimentos que garantam a racionalização na aplicação dos recursos financeiros e o compartilhamento no uso do material bibliográfico, denomina-se: a) rede compartilhada de material bibliográfico. b) programa de aquisição planificada. c) serviço de aquisição institucional. d) programa de seleção cooperante. e) serviço de formação conjunta de acervo. 11. (ESAF) - No processo de planejamento de uma biblioteca, o conjunto de ações e recursos para a consecução de objetivos concretos, perfeitamente especificados edestinados a gerar benefícios à comunidade, onde se insere a biblioteca, denomina-se: a) guia. b) diretrizes. c) projeto. d) diagnóstico. e) relatório. 12. (ESAF) - Comunidade científi ca é o grupo social formado por indivíduos cuja profissão é a pesquisa científica e tecnológica. Os membros dessa comunidade pertencem a órgãos variados, que seguem algumas etapas para essa institucionalização. A etapa que “lança os alicerces de um programa de desenvolvimento e formação para a pesquisa”, denomina-se: a) ciência organizada. b) amadorismo científico. c) ciência acadêmica. d) cientista isolado. e) megaciência. Time's up