Filosofia Publicado por Nataly Melo 20/02/2020 - 14:17 PM 21/04/2020 - 10:42 AM Simulado com questões de Filosofia para concursos. 1. (CCV/CE) - Segundo o Tractatus Logico-Philosóficus de Ludwig Wittgenstein (1889-1951), o mundo é uma totalidade de fatos, não de objetos. A forma de um objeto simples reside nas combinações possíveis deste com outros objetos. Uma ligação possível dos objetos entre eles constitui um estado de coisas. A ocorrência de um estado de coisas é um fato. A representação de um estado de coisas é um modelo ou uma imagem que deve conter a mesma multiplicidade lógica daquilo que representa. As proposições são imagens lógicas que representam estados de coisas. São características das proposições elementares: A) Serem atômicas (referidas a um único estado de coisas); terem um sentido que representa uma necessidade; que seu sentido não pode ser definido de maneira absoluta. B) Serem atômicas (referidas a um único estado de coisas); refletir a natureza do que elas representam; nelas o sentido é função das significações dos nomes que a compõem; representar ou descrever uma possibilidade, isto é, algo que pode acontecer. C) Serem atômicas (referidas a um único estado de coisas); consistirem numa disjunção entre diversas possibilidades bem definidas; seu sentido vai além de um estado de coisas que elas representam. D) Serem atômicas (referidas a um único estado de coisas) ou moleculares (podem referir-se a mais de um estado de coisas conjugados); consistirem numa descrição definida entre diversas possibilidades; terem um sentido definido de maneira relativa. E) Serem atômicas (referidas a um único estado de coisas) ou moleculares (podem referir-se a mais de um estado de coisas conjugados); terem um sentido que representa uma necessidade; que seu sentido deve ser definido de maneira absoluta. 2. (FUNRIO) - Leia os enunciados abaixo relativos ao pensamento de Locke.I. O pensamento político de John Locke presente, sobretudo, em seus dois Tratados sobre o Governo civil, constitui o fundamento do período de transição entre a monarquia absoluta e a monarquia constitucional. A liberdade é entendida como obediência à lei natural, que possui dois princípios básicos: ao homem não são permitidas a autodestruição e nem a destruição de suas posses, sendo que ele pode causar danos a outrem e também às posses deste.II. No estado de natureza o homem possui todos os poderes e a propriedade é vista como o conjunto de seus direitos e ainda a faculdade para punir os que violam seus direitos. Nesse estado, os indivíduos, reunidos na sociedade civil, uns com os outros, preservam, mutuamente, suas propriedades.III. Locke afirmou o direito do povo à resistência e à força quando o poder político contratual exceder seus limites e substituir a lei pelo arbítrio, uma vez que essa resistência significa, de fato, opor-se à rebelião dos governos à lei.Assinale a afirmativa correta: A) Todos os enunciados são verdadeiros. B) Somente os enunciados I e III são verdadeiros. C) Somente o enunciado III é verdadeiro. D) Todos os enunciados são falsos. E) Somente o enunciado I é verdadeiro. 3. (FUNRIO) - O empirismo é uma corrente filosófica central na Teoria do Conhecimento. Marque a alternativa que é FALSA no tocante à sua caracterização: A) Conforme o empirismo lockeano, as fontes possíveis para nossas ideias são duas: a experiência da sensação (exterior) ou a experiência da reflexão (interior). A sensação é o resultado da modificação da mente pela atuação de nossos sentidos. A reflexão é a percepção que a alma tem do que nela acontece. B) O empirismo possui uma história de desenvolvimento de suas posições teóricas. O empirismo lógico é exemplo de uma abordagem que radicalizou o uso da lógica formal como referência para validar qualquer conhecimento. Segundo o empirismo lógico, o conhecimento válido é somente aquele que pode ser validado a priori, portanto, não se reduz a conhecimentos de fatos. Nesse sentido, os empiristas lógicos generalizavam a ideia kantiana de verdade analítica. C) Conforme o empirismo de Locke, as qualidades primárias estão nos objetos, de forma independente da mente. As secundárias decorrem da interação dos objetos com os sujeitos e, neste sentido, variam de sujeito para sujeito. D) Conforme Francis Bacon, conhecemos a partir das experiências que temos com a matéria, por isso os sentidos estão no início do processo do conhecimento. O método propício para o conhecimento é o indutivo, pois a indução deve nos levar ao conhecimento das leis que regem os fenômenos. E) Ao defender a centralidade da experiência para o conhecimento, o empirismo opõe-se a existência das ideias inatas. 4. (CCV/CE) - O livro VI da Ética a Nicômaco, de Aristóteles (384-322 a. C.) é dedicado às virtudes intelectuais, dentre as quais se destaca a sabedoria prática. Sobre a comparação desta com a arte é correto dizer que: A) Assim como produzir (arte) tem fim na coisa produzida, o agir (sabedoria prática) tem fim para além de si mesmo. B) Agir (sabedoria prática) e produzir (arte) são distintos resultados de uma capacidade não raciocinada (imediata, impulsiva) do homem. C) O que as distingue é que a arte é uma capacidade não raciocinada (de produzir), enquanto a sabedoria prática é uma capacidade raciocinada (de agir). D) Ambas envolvem o reto raciocínio e, assim, do mesmo modo que a origem das ações (da sabedoria prática) está no homem, também o está a origem dos produtos da arte. E) A arte e a sabedoria prática têm em comum o fato de seus objetos serem o necessário (o invariável), pois são necessárias tanto as coisas produzidas (pela arte) quanto as coisas praticadas (pela sabedoria prática). 5. (CCV/CE) - Tendo em vista que a cidadania é considerada a finalidade síntese da Educação Básica e que as finalidades da Filosofia no Ensino Médio (Artigo 35 da LDB) estão diretamente associadas ao contexto geral das finalidades da Educação Básica (Artigo 32), devemos tomar como ponto de partida para a elaboração dos programas de filosofia do Ensino Médio uma compreensão da especificidade da Filosofia na formação da cidadania. Conforme as Orientações para o Ensino Médio relativas à filosofia, temos que: A) Cabe-lhe o desenvolvimento da capacidade de análise, de reconstrução racional e de crítica, a partir da compreensão de que tomar posições diante de textos propostos de qualquer tipo e emitir opiniões acerca deles é um pressuposto indispensável para o exercício da cidadania. B) O estudo de textos filosóficos tem por objetivo específico incentivar os alunos a formarem pontos de vista bem delimitados que lhes permitam escolher um determinado partido político no qual se possam filiar conscientemente. C) Cabe-lhe o desenvolvimento de técnicas, a partir de modelos tirados dos filósofos ilustres, de produção mental e escrita de textos que se possam classificar como notadamente filosóficos. D) Deve ter como objetivo último formar indivíduos capazes de integrar ou mesmo criar escolas filosóficas que ponham em discussão os problemas que afligem as populações, em especial, a juventude. E) Cabe-lhe desenvolver uma cultura erudita no seio da juventude para que os mais capacitados possam se distinguir e alçar melhores lugares na pirâmide social. 6. (CCV/CE) - Segundo Thomas Hobbes (1588-1679), “dado que a condição do homem (…) é uma condição de guerra de todos contra todos”, é um preceito ou regra geral da razão: Que todo homem deve esforçar-se pela paz, na medida em que tenha esperança de consegui-la, e caso não a consiga pode procurar e usar todas as ajudas e vantagens da guerra. Da regra geral da razão de Hobbes acima exposta decorre que: A) Não encontrar a paz (“e caso não a consiga…”) é uma situação na sociedade civil. B) As vantagens da guerra não podem participar de uma regra da razão, pois são do âmbito do instinto. C) A lei primeira e fundamental de natureza é a afirmação de que o homem deve, em primeiro lugar, procurar a paz e segui-la. D) A paz só pode ser alcançada após a guerra, mesmo assim, é um estado sem garantias de permanência. E) Embora o homem se esforce pela paz, este esforço é inócuo em quaisquer circunstâncias, por isso, o homem precavido deve atacar antes de ser atacado. 7. (CCV/CE) - No Discurso do método, René Descartes (1596-1650) diz: “… eu bem via que, ao supor um triângulo, era preciso que seus três ângulos fossem iguais a dois retos, mas nem por isso via algo que me assegurasse de que houvesse no mundo algum triângulo. (…) voltando a examinar a ideia que eu tinha de um Ser perfeito, achava que nele a existência estava compreendida (…)”. A comparação feita por Descartes entre o triângulo e o Ser perfeito tem por objetivo concluir que: A) A existência está inclusa necessariamente na ideia do Ser perfeito do mesmo modo que na de um triângulo está compreendido que seus três ângulos são iguais a dois retos. B) O triângulo só pode ser concebido como a figura cuja soma dos ângulos internos é igual a dois retos, se, como na ideia do Ser perfeito, esteja suposta a sua existência. C) Assim como na ideia do Ser perfeito está inclusa a existência, esta está inclusa também na ideia do triângulo. D) A garantia da existência de um triângulo é dada pela sua semelhança à ideia do Ser perfeito. E) A ideia do Ser perfeito só pode ser concebida se a ela acrescentarmos a ideia de existência. 8. (FUNRIO) - Leia os enunciados que apresentam aspectos do pensamento político de Locke.I. No primeiro Tratado sobre o Governo Civil, Locke criticou as posições de Robert Filmer, mas tentou derivar das Escrituras a forma de governo mais recomendável. Em seu exílio, realizou uma revisão de suas ideias, cujo resultado foi o Segundo Tratado Sobre o Governo Civil.II. Dentre os princípios fundamentais da teorização política de Locke estão a liberdade natural e a igualdade dos seres humanos, o direito dos indivíduos à vida, liberdade e propriedade, o governo limitado e fundado no consentimento, aseparação dos poderes.III. Para Locke, a propriedade abarca a vida (bem-estar), as posses e a liberdade, sendo que todo homem tem direito ao fruto do seu trabalho.IV. Os dois Tratados sobre o Governo Civil apresentam uma consistente refutação da monarquia absoluta e apresentam a concepção da exigência de subordinar a atividade dos governantes ao consentimento popular.Assinale a resposta correta: A) Somente o enunciado I é falso. B) Todos os enunciados são verdadeiros. C) Somente os enunciados II e IV são verdadeiros. D) Somente os enunciados II e III são verdadeiros. E) Todos os enunciados são falsos. 9. (FUNRIO) - O ensino de Filosofia ocorre em uma dada instituição escolar, que tem sido objeto de reflexão de diferentes pensadores. Leia as afirmativas abaixo relacionadas às concepções de escola:I. Conforme Althusser, a escola é um dos espaços sociais em que ocorre a reprodução, a difusão e a manutenção de uma leitura conformista e conformadora do mundo.II. Segundo a perspectiva foucaultiana, a instituição escolar é um sistema de poder existente na sociedade no qual estão os mecanismos que efetivam a disciplinarização dos indivíduos que a compõe.III. Em sua crítica à educação como privilégio das elites, para Anísio Teixeira a escola seria um espaço real que permitiria à criança das classes populares acessar e praticar uma vida melhor, à proporção que naquele espaço ela encontraria, dentre outros elementos, a possibilidade de estudo, a recreação, professores preparados, os livros, as revistas, a ciência.IV. De acordo com Pierre Bourdieu, a escola deve ser entendida a partir da consideração das relações entre o sistema de ensino e a estrutura das relações entre as classes, pois é uma das principais instituições por meio da qual os privilégios sociais são legitimados, mantidos e perpetuados.Marque a alternativa correta. A) Somente as proposições I e IV são verdadeiras. B) A proposição III é falsa. C) As proposições II e III são falsas. D) Todas as proposições são verdadeiras. E) Somente as proposições I, II e III são verdadeiras. 10. (FUNRIO) - Em relação às mudanças ocorridas na sociedade moderna a partir do século XVII, assinale o enunciado falso. A) Na sociedade moderna encontramos um núcleo de significação epistemológico-cultural do qual são exemplos o Iluminismo, o desenvolvimento das grandes narrativas, a certeza do progresso, a eclosão dos movimentos massivos. B) Em termos políticos, na sociedade moderna houve, dentre outros aspectos, o aparecimento do Estado-nação e a valorização da democracia representativa moderna como tipo ideal de governo. C) O aparecimento do sujeito do conhecimento conduziu ao fortalecimento do realismo, porque em todo conhecimento há sempre um sujeito que conhece e um objeto a conhecer. D) Na sociedade moderna há um núcleo de significação econômico-social marcado, fundamentalmente, pela industrialização, urbanização e pelo capitalismo. E) A sociedade moderna desmitificou valores presentes em outras culturas ao considerá-los atrasados quando comparados com a cultura hegemônica da civilização ocidental. 11. (FUNRIO) - Baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM das Ciências Humanas e suas Tecnologias são competências e habilidades a serem desenvolvidas pela Filosofia:I – Ler de modo significativo diferentes fontes, registros e produções culturais situando-os no contexto histórico-cultural.II – Ler textos filosóficos de modo significativo; ler textos de diferentes registros e estruturas de maneira filosófica.III – Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética.IV – Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.Assinale a afirmativa correta: A) Todas as proposições estão corretas. B) Somente as proposições II e III estão corretas. C) Somente a proposição II é correta. D) Somente a proposição IV é falsa. E) Somente as proposições I e IV são falsas. 12. (FUNRIO) - O texto do PCNEM que trata da competência do debate a ser desenvolvida pela Filosofia - Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes - está fundamentado na concepção: A) da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas, que recupera a esfera comunicacional e postula o consenso. B) da revaloração da posição dos sofistas. C) das teorias argumentativas da nova retórica. D) da teoria dos jogos de linguagem de Wittgenstein e da linguagem ordinária de Austin. E) do debate público acerca da vida comum nascido na polis. Time's up